STOP !
quinta-feira, julho 07, 2016
Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma
crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em
razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade).
Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ecologia
chegou à conclusão que consumimos 30 % a mais do que a Terra pode suportar.
“As pessoas diminuem seu conforto ou necessidade para que
possam parecer bem vestidas.”
Uma manhã ensolarada, um cartão de crédito com débito ou
alto valor de credito, uma vitrine luminosa, um sapato em liquidação e uma
mulher passando pela loja, esse é o cenário perfeito para explicar um pouco do
desejo de consumo feminino.
Que as mulheres compram, ou pelo menos gastam mais do que os
homens, isso é já um fato até comprovado pelo IBOPE.
Homens e mulheres se diferem em muitos aspectos, dentre eles
está à maneira de comprar e onde comprar. Em uma pesquisa, os dados mostram que
as mulheres preferem comprar pessoalmente e nas lojas, pois necessitam ter o
contato pessoal e poder conversar com o vendedor. E isso as difere dos homens,
pois estes preferem comprar mais produtos de informática e de eletrônica pela
Internet.
Promoções, sonhos, raridade, combinações, rapidez e outros
itens importantes fazem do desejo de compra um sentimento de prazer e
independência para as mulheres, e isso tudo é ocasionado por um momento de
impulsão. A compra compulsiva pode até resultar em uma doença nomeada de
oniomania, Ela é comparada a dependência de álcool e cigarro e problemas
psicológicos, como ansiedade e a baixa autoestima.
A pesquisa ainda mostra que a diferença em quantidades de
compras entre homem e mulher chega a 10%.
A explicação para esse fato vai muito alem do que classe
social, cultura, raça ou quantidade de salário no final do mês, pois vai afundo
nos meandros da genética feminina. E enquanto tudo isso foi mencionado, alguma
mulher que estava passando em frente de alguma loja, já comprou um sapato, uma
bolsa para combinar com ele, e agora esta procurando por algum outro produto
que a satisfaça.
Uma coisa é certa: “Se hoje uma marca pretende ser líder de
mercado, ela tem que olhar com atenção o poder de consumo dessa classe,
principalmente para a mulher, que é representante da decisão de compra e dos
gastos seja eles domésticos ou não.” – Meirelles
O fato é que, gostamos sim de comprar! E se conseguimos
pagar qual o problema ne? Haha
Mas cuidado ok? !
Quando menos perceber esta atolada em
contas, com valores maiores do que você mesmo pode pagar.
Vale a pena ficar bonita, mas vale a pena economizar.
Repense se vale mesmo e se faz alguma diferença uma bolsa a
mais, ou se pode continuar com a sua.
Seja ajudante da ecologia, não pense apenas na sua
satisfação!
2 coment�rios
Nos últimos tempos eu tenho pensando muito sobre isso "comprar para ter" e descobri que muitas das minhas compras eram para isso, só perdia para o "comer". Porque existem coisas de usar e coisas de simplesmente possuir, e acho que eu possuo muitas coisas, hahahaha! Tô querendo dar um STOP mesmo, nem sempre a gente consegue =( mas o que importa é tentar ao máximo!
ResponderExcluirSim Luly !! Eu também, paro e observo (depois de ter comprado) que não tinha necessidade nenhuma, e tudo não passava de uma vontade de possuir e nenhuma necessidade. E pra piorar não assumimos que podemos estar ate mesmo perdidos nesta oniomania. Mas em fim, vamos tentando o quanto der dar um STOP para essa vida!!! *-*
Excluir