Ser voluntário

terça-feira, junho 21, 2016


  
 O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.


Sinceramente? Não há presente maior do que um sorriso de uma criança ou de um senhor, não a presente maior que um abraço sincero de quem esperava tanto por um à tempos.
Não tem presente maior a alegria de uma criança receber uma simples boneca ou uma simples bola.
Não ha presente maior que uma família feliz, por ganhar um saco de comida ou um café da tarde com musica e animação de pessoas que trazem dias melhores.


Muitas pessoas deixam essa vontade de lado, quando preferem dizer que não tem condições suficientes para doar ou para ser voluntario.
Mas ser voluntário não é só doar dinheiro, comida, muito menos presentes.
É doar sorrisos, abraços e conversas!
Muitos idosos são abandonados ou deixados em asilos por filhos ou pela família. Talvez não por maldade e sim por falta de tempo. Tem a certeza de que estarão mais bem cuidado ali.
Acho justo! Os velhinhos são felizes nesses lugares, porque conversam e convivem com pessoas que o entendem. Mas eles esperam todos os dias uma companhia de fora, um abraço ou um sorriso. Eles esperam por pessoas boas e felizes que possam os alegrar.Que possam os escutar, contar suas histórias repetitivas.



Em um comentário sobre a visita a um asilo, a um ano atrás, escrevi a seguinte frase:
“Eles são carentes, nos esperam todos os dias. Eles são carentes por receber, eles são carentes por dar.”

Crianças esperam pessoas que tenham paciência com elas, crianças precisam de pessoas que brinquem e que não briguem porque querem se sujar. Elas têm a necessidade de se sujar, precisam ser felizes!
  

E os pais ou família não têm culpa por não terem essa certa paciência, até porque querem proteger a criança de tudo o que pode a fazer mal. Convivem todos os dias, e não tem culpa de estarem estressados para não poder brincar. Não tem culpa do seu trabalho estressante. Mas a criança também não!

A mensagem que quero deixar é “Tenha paciência Tenha tempo para fazer o bem. Tenha tempo com sua vovó, ou seu vovô. Se pode, ajude aquela família. Se pode brinque com seus filhos ou sobrinhos. Se pode sorria mais. SEJA MAIS 

Beijos da Ari

You Might Also Like

23 coment�rios

  1. Lindo post! Acho que o trabalho voluntário é um ato de amor!Gostaria de ver mais posts assim sabia, tenho muita vontade de fazer parte de alguma forma de um trabalho assim. Só participei indiretamente mas era voltado aos animais de rua, mas é um sonho, acho que ajudar sempre faz bem.Vou fazendo a minha ´parte d amaneira que posso.
    Parabéns pelo post! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe fez trabalho voluntário por 2 anos... de Vez em quando ia ajudar ela lá com os jovens e crianças do tráfico e era muito bom! Embora seja difícil é edificante ... bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro quando fui fazer um trabalho acadêmico e acompanhei um grupo de voluntários. Quase sentei pra chorar. Acho lindo demais e dá um quentinho enorme no peito. É tão bom poder fazer alguém sorrir, mesmo que por uma atitude boba ou uma piada sem graça. Enfim, é incrível ♥

    ResponderExcluir
  4. Fazer o bem sem olhar a quem! Karma <3 distribuir amor por aí é o que eu tento fazer, principalmente com o blog! Tenho até um projetinho, mas ninguém participou :( Parabéns pela iniciativa, continue assim, enche nosso coração!

    Sucesso! Beijos, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei seu post uma coisa linda demais, mas mais lindo que ele ainda é o trabalho em si!
    Eu acho que qualquer atividade voluntária é válida e pode ajudar MUITO não só quem está sendo "ajudado", mas também a pessoa que a faz em si. Já vi pessoas saindo de depressões fortíssimas por causa disso!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal, a sensação de ajudar é incrível mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que coisa linda! Ajudar as vezes ajuda mas nós mesmo do que o outro né? Pois dá aquele ânimo e aquela vontade de viver sabendo que está fazendo algo de bom para o mundo. Faz tempo que não faço coisas assim - preciso voltar a visitar os asilos, eles transformam completamente a nossa forma de ver a vida <3
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  8. Acho muito lindo quem trabalha como voluntário, eu tenho muita vontade, é sempre bom ajudar o próximo.

    ResponderExcluir
  9. Linda iniciativa, com todo certeza do mundo quando fazemos o bem ele volta para nós. Parabéns pelo trabalho <3

    ResponderExcluir
  10. Eu acho tão, mais tão lindo pessoas que tiram um tempinho para ser voluntárias e espelhar amor por aí!
    Parabéns pela iniciativa *_*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo! <3
    Seu texto me fez lembrar de um dia que fizemos um projeto na escola: arrecadamos várias coisas para levar a uma casa que acolhia crianças. Foi um dia fantástico! Aquelas criancinhas correndo e brincando com a gente. Sorrindo, mostrando que gostaram do que fizemos. E foi tão simples. Tão pouco. Acho que preciso fazer isso mais vezes. O que você disse é fato, e vou usar isso sempre. Vou tentar ser mais. <3

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  12. Eu tive essa experiência semana passada, fui tirar foto e foi uma experiência maravilhosa! me emocionei várias vezes! não mesmo, o sorriso dessas crianças são um tesouro, uma jóia! exatamente, as vezes acha que precisa de dinheiro pra ajudar, porém com um sorriso, um abraço e uma conversa, parece que a gente é milionário!
    que linda você é! sério! voluntariado é uma coisa linda de se viver, e as pessoas tem que ver isso, viver isso!

    <3

    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  13. Já fui voluntária também e é muito amor! Um experiência incrível! Pena que eu não tenho mais tempo pra isso! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  14. Já participei de voluntária indo nas escolas para ensinar projetos com garrafas pet, aprender a fazer papel reciclado e oferecer palestras sobre reciclagem. Cada etapa é um novo aprendizado, as pessoas a nossa volta tem muito a nos ensinar! Muito lindo o seu trabalho <3 Gratidão!

    ResponderExcluir
  15. Que lindo a tua atitude,Ari!Ai,sério,eu quero muito,muito,muito mesmo,ser voluntária e não vejo a hora!Quero visitar asilos,orfanatos,canis,é uma vontade enorme de poder ajudar,fazer o bem!Como tu mesma disse,eles estão esperando por um carinho do lado de fora,de outra pessoa.Uma hora de conversa,ás vezes,pode fazer muito mais bem para ti,do que pra eles.Tanto os vôs,quanto as crianças,os animais,eles tem um amor tão grande e uma necessidade enorme de compartilhar todo esse amor e quanto mais amor,as pessoas terem,mais chance tem,o mundo, de se tornar um lugar melhor para todos!Me encantei pela tua atitude!Mil vezes,parabéns!
    Beijuxx!


    https://guriadaescrita.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Imagino a felicidade que é em participar disso tudo! Aqui em casa tem alguns lugares onde há projetos voluntários, nunca participei de fato, mas só de saber as condições das pessoas isso já me dá um aperto no coração. Imagino que essas pessoas com que você conviveu te ensinaram muito e que você leva muitos ensinamentos dela contigo. Não quero morrer e não passar por essa experiência!

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  17. Já vou dizer em primeira mão que tu terá pra sempre o meu respeito!
    Admiro imensamente os voluntários e sempre foi um sonho meu, mas nunca me senti capaz para tanto, infelizmente. Sei que tudo começa com o primeiro passo, mas é esse primeiro passo que me é tão difícil de dar, por isso o meu respeito.
    Não chega nem aos pés de um trabalho voluntário, mas já ensinei meus filhos a abrir mão de certas coisas (roupas, brinquedos...) pra doar a quem não tem ou tem pouco. Mas ainda quero poder fazer mais! Quem sabe um dia!
    Me emocionei com teu post. Tenho brincado muito pouco com meus filhos, mas não me importo que eles se sujem! hahahaha
    Parabéns! <3

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Já fui voluntária e foi uma experiência maravilhosa, aprendi muito com isso. As vezes é um pouco difícil, e pra mim a dificuldade maior foi eu conseguir me manter calma, e conseguir lá dentro e no meu dia-a-dia.
    E minha mãe me ensinou desde pequena que "doar é bom" e levo isso para minha vida! Sempre que tenho coisas que não utilizo mais dou para quem precisa. Ahhh, parabéns por esse post fenomenal, e pela linda atitude. Por mais pessoas assim! <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post! Muito incrível e inspirador. Essa iniciativa é maravilhosa <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Eduarda. Boa Semana para você tbm querida !

      Excluir
  20. Olá Ari, tudo bem?
    Acho lindo demais o trabalho voluntário. Não há nada mais gratificante do que ver uma pessoa sorrir. Gestos simples tornam o dia de qualquer um mais alegre. Além disso, sempre fui ensinada a doar aquilo que não utilizo para quem pouco tem. Fazer o bem não tem preço e deixa o nosso coração tranquilo e em paz.
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Gaby, gestos simples e de coração fazem tão bem ♥ Doar é essencial, e todos deviam adicionar isso na vida. Parabens e obrigada !! beijos

      Excluir

Sobre mim

Jornalista do interior de São Paulo, sou Ariane Balbino. 19 anos. Descobri quem eu era e logo resolvi que isso não devia ficar apenas para mim. Quero compartilhar com você meus desejos, admirações e claro opiniões. Assim como quero ouvi-lo também. Espero que goste ♥

Instagram

Postagens Populares